O peso de um reinado pode ser maior do que o Rei tem capacidade de suportar.
Ronaldo "Fenômeno" carrega todo o peso de ser o atleta do século. Alçado à Deus pela torcida que vibrou no passado com seus passes e gols espetaculares, agora sofre com as obrigações de ser onipresente e oniponte, como qualquer Deus que se preze. E perfeito, como alguns teimam em pensar.
O cara tem uma força de vontade animal, quando se trata de superação física, é ídolo da garotada, hoje jovens rapazes que o viram jogar aquele futebol, mas não tem o direito de ser HUMANO.
Nesta semana a polêmica sobre o seu novo vício "o tabagismo", colocou em xeque, novamente, a imagem do jogador. E aí veio aquela polêmica, em plena fase eliminatória da Libertadores, Ronaldo aparece fumando! Parece até que ele é o único jogador da equipe e que o time só depende dele para se classificar. Fala sério, o Ronaldo não fuma de hoje, todos no meio sabiam, e entre os problemas dele também tem o cigarro. Alguém vai resolver os problemas dele? E, será que o assunto vale a pena, considerando todo o desgaste para o jogador?
Ora, todos os comentaristas foram unânimes em dizer que Ronaldo estava novamente colocando em risco sua imagem. IMAGEM. Taí o problema. Não é o Ronaldo jogador que importa, e sim a imagem de jogador que todos comentam.
Não sou fanática por futebol, mas gosto de alguns jogadores pela performance em campo. Se os caras batem na mulher, bebem, ou usam cocaína, isso é problema deles. O futebol deles continua o mesmo. Ah, você pode dizer, o Ronaldo não joga mais nada, tá gordo, sem pique, o cigarro contribuiu para isso. Ok. Cigarro não faz bem pra ninguém e o esportista, atleta, deve ser 100% saudável. É isso que se espera deles.
Mas, prefiro pensar assim: Ronaldo envelheceu, como todos nós. Aos 12 anos eu tinha uma elasticidade enorme, e conseguia encostar o peito no chão com as pernas abertas, como qualquer bailarina profissional. Hoje, aos 35, fico feliz de ainda conseguir encostar os dedos da mão nos pés. Quem de nós, depois dos 30, pode afirmar que continua o mesmo de quando tinha 18, 20 anos?
Hipocrisia pura! Ronaldo não vai apagar sua história vitoriosa no futebol porque é um Homem com falhas Humanas! Ele foi, é, e será para sempre o Fenômeno. Qualquer marca que valorizar a sua história irá acreditar nele, seja como o atleta, seja como o Homem. Afinal, Pelé não deixou de ser o Pelé, mesmo negando sua filha Sandra a vida inteira, e ainda não comparecer ao enterro da mesma. Quer coisa mais feia do que isso? Ou isso é irrelevante?
Por que para uns vale e para outros não? Monkey see, mankey do. "Macaco vê, macaco faz". Acho que é isso a razão.
Intão, até!
Imagem: R7.com/Blog do Cosme
domingo, 25 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário