sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la. Voltaire"

Nesta semana estava lendo o blog Reunião Pauta, do Salatiel, meu professor ad aeternum, e o post que ele colocou intitulado "Doze Mandamentos da Crítica" me remeteu a um passado não muito distante, e me fez refletir sobre minha postura na época, quando tive que lidar com uma crítica.
Hommer Simpsons - "O Grito"
O momento era de mostrar tudo o que eu sabia sobre o assunto que estava explanando, mas o nervosismo e a falta de experiência me fizeram escorregar na maionese e uma pessoa aproveitou minha fraqueza, tão exposta e visceral naquele determinado momento, que discorreu sobre minha fragilizada pessoa uma verdadeira verborragia.

Foi assim que aquelas me pareceram na época. Tão sem sentido e sem razão de ser, que me abati e até hoje não peguei aquele trabalho. Sequer voltei a olhar para ele.

A crítica acabou comigo. Confesso que me preparei para ela, mas não da forma incisiva e pouco prática, como foi colocada. Não tenho mágoa, não. Apenas observo, sob minha própria ótica das coisas, claro, que para o momento em que elas (as críticas) vieram, foram pouco práticas e só me constrangeram. Não me acrescentaram, entendem?

Assim, quando vi o post do Salatiel, pensei no ato: Se houvesse lido isso antes daquele episódio, teria me preparado de outra forma e talves a história fosse outra.

Reflitam também sobre o tema, e não deixem de considerar que a crítica, é o ponto de vista de quem vê.  Olha só os doze mandamentos do Salatiel.

Para quem faz a crítica.
  1. Seja receptivo.
  2. Seja paciente, jovem padawan.
  3. Seja humilde, você não é um gênio da raça.
  4. Tenha equilíbrio: por pior que esteja a coisa, sempre há alguma qualidade para destacar e estimular.
  5. Seja duro, mas não perca a ternura, jamais.
  6. Tenha critérios objetivos: não se trata de questão de gosto, mesmo que envolva arte.
  7. Tenha fundamentos, para tudo o que afirmar.
  8. Se esforce para entender as finalidades do autor.
  9. Se esforce para ser claro.
  10. Exercite a ephoché - criticar não é fazer julgamentos de valor.
  11. Se não tiver tempo, melhor dar uma desculpa qualquer.
  12. Lembre-se: as melhores críticas não somente apontam erros, elas apontam horizontes.
Para quem recebe a crítica.
  1. Seja receptivo.
  2. Seja humilde, você não é um gênio da raça.
  3. Não economize esforços: se não estiver disposto a recomeçar do zero, é melhor desistir.
  4. Não reclame, nem chore: não vai adiantar.
  5. Por pior que seja a situação, sempre agradeça: quem fez a crítica ouviu você. Isso é raro.
  6. No pain, no gain: quanto mais colorido, rabiscado, amassado e escarrado seu paper retornar, melhor.
  7. Se a crítica for arrogante, ignore. Recolha os cacos e siga em frente.
  8. Esteja preparado para o pior.
  9. Se receber somente elogios, acenda a luz vermelha.
  10. Se o paper voltar incólume, acenda a luz vermelha.
  11. Receba bem os elogios, você merece, jovem padawan.
  12. Corra atrás de todas as referências bibliográficas sugeridas. Siga o coelho, Alice!
Ele ainda diz:
"E lembre-se: vivemos na periferia do universo; habitamos um monte de lixo estelar à deriva na borda da galáxia; somos inquilinos barulhentos, recentes e com prazo de locação a expirar; e perdemos feio para as bactérias no jogo da evolução. E ainda: a razão, algo muito escasso e demasiado falho, às vezes só atrapalha nossa existência. Mas é com ela que pesamos as estrelas."



Kisss

Ilustração: da web

Nenhum comentário: